
No dia 09 de maio, Valdir Andradino, morador de Castelo dos Sonhos – PA, levava para o hospital de Guarantã do Norte – MT Andressa Regina, de 22 anos, grávida de 7 meses. Perto da entrada do Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), em Cachimbo, começaram os sinais de um parto prematuro. Ao buscar socorro na Organização Militar da Aeronáutica, a gestante foi atendida pela equipe médica do Sexto Comando Aéreo Regional e do CPBV – Tenente Bender, Tenente Débora, Suboficial Ricardo e Suboficial Linhares, além do Tenente Médico Lessa, do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento.
A gravidade do caso exigiu a mobilização total da equipe e do Serviço Regional de Saúde do VI COMAR em Brasília. Enquanto alguns cuidavam do parto, outros buscavam contato com hospitais da região, para uma possível necessidade de remoção da paciente.
Mas a vida não espera. Para a surpresa de todos, o pequeno João Victor, com apenas 1kg e 380 gramas, nasceu na enfermaria do CPBV. Logo após o nascimento, um susto. O bebê apresentou uma parada cardíaca. Reanimado pelos médicos, o guerreiro João Victor chora e uma nova batalha começa. Desta vez, pela busca de uma UTI Neonatal.

Como a agilidade era fundamental, mãe e bebê foram transportados de Cachimbo até uma unidade hospitalar do município de Sorriso – MT por um helicóptero H-60 Black Hawk do 7º/8º GAV – Esquadrão HARPIA de Manaus. Ações como estas não são raras no CPBV. O solidário apoio da Força Aérea Brasileira às comunidades vizinhas em Cachimbo, região carente de estradas e de suporte médico, é um velho conhecido da população local.
Foto/Matéria: Sargento Nery
Deixe um comentário